Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

Kits de Irrigação são entregues a pequenos produtores de Peixoto

Sitiantes, Chacareiros e Assentados Rurais foram beneficiados.

A Secretaria de Agricultura de Peixoto de Azevedo fez a entrega de 22 Kit’s de irrigação e gotejamento para sitiantes, chacareiros e assentados das Glebas ETA e Belmonte, PA Cachimbo, PA São José União e Chácaras Produtivas do entorno da cidade.

Os equipamentos são de convênio firmado com a SEAF-MT e o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os pequenos produtores rurais lidam com a fruticultura e olericultura e o sistema de irrigação é providencial em especial na época de estiagem no extremo norte de Mato Grosso. 

O Prefeito Maurício Ferreira de Souza disse que o sistema de irrigação por gotejamento irá viabilizar a produção de frutas, verduras e legumes nas pequenas propriedades. 

“Essa ajuda é bem-vinda no campo, pois desta forma os agricultores vencerão as condições climáticas do período estiagem prolongada, quer seja no entorno do município ou nos projetos de assentamentos”, comentou. 

Todo trabalho de visitação técnica, cadastro produtivo, habilitação de agricultores e demais atividades de competência da Secretaria de Agricultura foram desenvolvidos para que a entrega dos kits de irrigação e gotejamento fosse possível.

“Entregamos caixa d’água, mangueiras, fiações e gotejamento. Cada kit possui capacidade de irrigar cerca de 500 m². A nossa Secretaria de Agricultura fará o acompanhamento para vermos os resultados positivos nas diversas cadeias produtivas”, salientou o Prefeito Maurício Ferreira.

Dados mostram que o sistema de irrigação garante maior rentabilidade para o produtor, pois ele causa a imediata economia em média 60% de água, preservando o solo e melhorando a produção. Neste processo o volume de água pode ser regulado de acordo com a necessidade da planta.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/06/19/kits-de-irrigao-so-entregues-a-pequenos-produtores-de-peixoto/4862.html