Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

Intensificação do combate ao mosquito da dengue em Peixoto de Azevedo

Coleta de pnaus inservíveis e serviço de bloqueio nos pontos críticos dos bairros.

A Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica está desenvolvendo o serviço de coleta de pneus descartados incorretamente nas vias públicas e terrenos baldios, além dos inservíveis existentes nas borracharias da cidade de Peixoto de Azevedo-MT.

A Secretaria de Meio Ambiente já está ultimando os detalhes para a implantação do novo Ecoponto para onde depois de organizado serão levados os pneus, porém momentaneamente a vigilância faz a aplicação de veneno e o monitoramento do material armazenado para eliminação do mosquito, larvas e até o impedimento de uma possível procriação do aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A empresa Reciclanip faz o processamento de reciclagem dos pneus e dão a destinação ambiental correta a esse material que será triturado e reaproveitado pela indústria.

Outra relevante ação dos Agentes de Endemias diz respeito a intensificação das inspeções e ações de combate ao mosquito, onde são desenvolvidas visitações aos considerados pontos críticos nos bairros do município com o propósito de localizar e eliminar focos do aedes aegypti, bem como, fazer a aplicação de larvicida e o bloqueio de transmissão viral, que consiste na borrifação de produto químico nas áreas prioritárias ou pontos estratégicos, determinadas por alto índice de casos notificados da doença.

“Neste tempo de chuva aumentam os casos de dengue no município e se faz imprescindível a intensificação deste trabalho preventivo, de fiscalização e combate ao mosquito. Identificamos vários imóveis com risco potencial de infestação do aedes aegypti. Neste primeiro momento orientamos os proprietários ou responsáveis para sanarem as irregularidades existentes, caso persistam as irregularidades medidas mais drásticas e legais poderão ser tomadas para que haja a limpeza em regra desses locais e a eliminação dos focos”, disse Jonas Farias – Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Peixoto de Azevedo.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2021/03/10/intensificao-do-combate-ao-mosquito-da-dengue-em-peixoto-de-azevedo/5360.html