Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

COSEMS-MT realiza Encontro Regional de Secretários de Saúde

Cinco municípios do Polo Regional de Saúde estiveram presentes no evento realizado na Câmara de Vereadores

Os cinco municípios que compõe o Polo Regional de Saúde de Peixoto de Azevedo estiveram presentes por meio dos secretários de saúde no ‘Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde’ desenvolvido no auditório da Câmara de Vereadores pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Mato Grosso – COSEMS/MT.
 
Foi um momento positivo e oportuno para estreitar o relacionamento e propor melhor interação entre as secretarias de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Terra Nova do Norte e Matupá, visando a execução de ações regionalizadas e compartilhadas pelo aprimoramento das políticas públicas de saúde no Vale do Peixoto.
 
A Diretora do Escritório Regional de Saúde, Ana Campos, disse que partir deste diálogo democrático e participativo, o Cosems/MT prestará todo assessoramento e consultoria, afim de auxiliar os municípios na formulação de estratégias voltadas ao aperfeiçoamento dos seus respectivos sistemas de saúde, primando pelo intercâmbio de informações e pela cooperação técnica.
 
O Presidente do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, Marco Antônio Noberto Felipe, expos as principais atribuições do COSEMS direcionadas ao desenvolvimento da saúde pública, da universalidade e igualdade do acesso da população às ações e serviços de saúde, promoção de ações conjuntas que fortaleçam a descentralização política, administrativa e financeira do Sistema Único de Saúde – SUS.
 
A Secretária de Saúde de Matupá, Daniele da Cruz, declarou que o encontro serviu também para troca de experiências, sugestões, ideias e proposições que influenciem na melhor articulação, planejamento estratégico de ações, regulação e a gestão do sistema de saúde na provisão de serviços regionalizados, cujo objetivo final é a melhoria do atendimento aos cidadãos, quer seja na atenção básica e de média e alta complexidade.
 
Temáticas como Pandemia da Covid-19, financiamento público, recursos humanos e defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde também foram debatidos.
 
Essa foi a 11ª Região visitada pela Equipe do Cosems/MT composta pelo Presidente, Marco Antonio Norberto Felipe, pela Secretária Executiva, Ana Paula Louzada dos Anjos e pela integrante do ERS de Sinop, Elaine Alves.
 
“Ficamos extremamente agradecidos por sediar este evento, pois a equipe técnica do COSEMS-MT traz um norte para o Plano de Trabalho das Secretarias Municipais de Saúde, principalmente no contexto de normativas, portarias, legislação e instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde, sempre levando-se em consideração a realidade local”, comentou o Secretário de Saúde de Peixoto de Azevedo, Thiago Pereira.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2021/02/11/cosems-mt-realiza-encontro-regional-de-secretrios-de-sade/5348.html