Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

Cooperadas participam do Outubro Rosa COOGAVEPE

Parceria entre COOGAVEPE, SMS e NASF no Dia da Saúde da Mulher - Outubro Rosa

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAEVEPE) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Núcleo de Atenção a Saúde da Família - NASF e os profissionais das Unidades Básicas dos Bairros Aeroporto e Centro Antigo, realizou o Dia de Saúde da Mulher alusivo a Campanha Outubro Rosa.

O evento aconteceu na sede da instituição localizada na Rua da Saúde. Os colaboradores da cooperativa prepararam o ambiente com decoração temática, mesa de frutas e guloseimas, e cartões de lembrança.

A palestra sobre o Câncer de Mama e Câncer de Colo Uterino foi proferida pelo Médico Ginecologista, Dr. Jairo Bertinetti, que também foi auxiliado pelas Enfermeiras e Técnicas da Secretaria de Saúde.

O médico abordou sobre os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil e as ações de promoção à saúde, prevenção, detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos que devem ser observados com a realização do autoexame da mama, coleta do preventivo e a realização de mamografia.

Ele frisou que o câncer é considerado um grave problema de Saúde Pública mundial e constitui-se na segunda causa de morte em mulheres brasileiras, sendo que o câncer de mama ocupa o primeiro lugar, seguido do câncer de pulmão, cólon e reto e colo uterino.

O objetivo da COOGAVEPE e Secretaria de Saúde é trabalhar de maneira articulada e integrada, possibilitando a orientação e conscientização sobre a Saúde da Mulher e quando necessário o direcionamento aos serviços públicos de saúde.

O Dia de Saúde da Mulher - Outubro Rosa passa a fazer parte do calendário oficial de eventos da Cooperativa de Garimpeiros. Durante a palestra foram realizados sorteios de kits de beleza, cartões com bombons e servido um delicioso coquetel a todas as participantes.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/10/30/cooperadas-participam-do-outubro-rosa-coogavepe/4997.html