Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

COOGAVEPE ministra palestra a alunos da Escola Kreen Akarore

Foram abordadas as formas de atuação da cooperativa de garimpeiros frente a legislação ambiental e a importância da mineração para a fomentação econômica regional

Alunos do 9º Ano da Escola Estadual Kreen Akarore de Peixoto de Azevedo participaram de palestra nas dependências da Cooperativa de Garimpeiros – COOGAVEPE. Em sala de aula foram enfocadas as diversas atividades profissionais existentes no município, sendo que boa parte dos jovens contam com membros de suas famílias presentes no trabalho de garimpagem de ouro no Vale do Peixoto.

O Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, falou sobre os 10 anos de fundação da instituição representativa da classe garimpeira, de seus valores e missões no contexto de organização, planejamento e legalização da atividade minerária.

Com a utilização de recursos audiovisuais foram expostas todas as formas de atuação do cooperativismo no ramo mineral nos sete municípios de sua abrangência, já que a COOGAVEPE é a maior cooperativa de garimpeiros de Mato Grosso com mais de 5.000 cooperados.

Todo procedimento documental sobre os requerimentos de licenciamentos ambientais, suporte de assistência técnica nas frentes de lavra garimpeira, organização operacional e de segurança no trabalho, cumprimento de normativas ambientais, transparência no transporte e comercialização do ouro, recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento de projetos sociais, educativos, culturais, esportivos e ambientais, foram mencionados aos mais de 25 alunos presentes.

Dados como de quantas toneladas foram extraídas legalmente, a geração de empregos diretos e indiretos, projetos sustentáveis e a transformação dos passivos ambientais em cadeias produtivas de peixes, frutas, reflorestamento e pastagem, o foco e responsabilidade socioambiental, a utilização de pesquisas tecnológicas em sondagens e eliminação do uso de mercúrio também foram enfocados.

Professores e alunos saíram cientes da importância do setor mineral para a sobrevivência dos municípios e do equilíbrio que deve existir no manejo da extração, praticas que minimizem os passivos e principalmente no cumprimento por parte do garimpeiro da obrigatoriedade de recuperação da área degradada pós ser exaurida a frente de lavra.

Registramos os agradecimentos as professores Jussara Costa e Adriana Alves por colocar em prática os assuntos e projetos pedagógicos.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/09/26/coogavepe-ministra-palestra-a-alunos-da-escola-kreen-akarore/4954.html