Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

Centro de Triagem da COVID-19 funciona agora na UPA de Peixoto

Transferencia estrategica visa otimizar o atendimento à população no diagnóstico precoce da doença

Diante do aumento significativo da procura de pessoas ao Centro de Atendimento Especializado a COVID-19, até então estabelecido provisóriamente ao lado da Creche Irmã Dulce, a Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo optou de forma estratégica pela transferência do órgão para a estrutura física da UPA que funciona em anexo ao Hospital Regional no Bairro Alvorada.

O Centro de Atendimento a COVID-19 terá um espaço mais adequado de Consultório Médico, Sala de Triagem, Sala de Coleta de Exames, Farmácia, Sala de Observação, Farmácia e Recepção.

Essa medida foi tomada para que as pessoas ao sentirem os primeiros sintomas, procurem de imediato os postos de saúde e até mesmo o centro de atendimento, visto que o diagnóstico precoce é fundamental para a eficácia do tratamento e minimização das possibilidades de agravamento e óbito.

Outro fator positivo diz respeito às situações de maior gravidade que ao serem observadas clinicamente serão encaminhas de imediato ao Hospital Referencial da COVID-19, otimizando inclusive a logística de transporte e ingresso na Unidade Hospitalar Peixotense respeitando todo tramitar e protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde..

O Centro de Atendimento Especializado a COVID-19 conta com equipe multiprofissional para este acolhimento imediato, com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e auxiliares.

Desde domingo, dia 07 de março de 2021, o centro já estará em funcionamento nas novas instalações e observa-se que por conta do relaxamento, despreocupação, descuido e não cumprimento das regras, normativas e medidas preventivas as pessoas já chegam praticamente em estado respiratório grave devido o acometimento pelo coronavirus fator que está provocando o calapso no sistema de saúde que tem numero insuficiente de leitos clínicos e de UTI para atender a demanda que na última semana triplicou o número de atendimentos no Centro Municipal de Triagem da Covid-19 em Peixoto de Azevedo. 

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2021/03/10/centro-de-triagem-da-covid-19-funciona-agora-na-upa-de-peixoto/5362.html