Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

AGRIFAS protocola pedido de vistoria técnica do INCRA

Associação do PA Antônio Soares busca titulação de 103 parcelas.

A Presidente da Associação de Agricultores Familiares do PA Antônio Soares esteve nesta quarta-feira (13) no Escritório Regional do INCRA em Guarantã do Norte para visita de cortesia ao novo Executor, Orcírio Echeverria Plentin (Vila Bela), bem como, para protocolar o Requerimento de Abertura do Processo de Vistoria do Georeferenciamento desenvolvido no Projeto de Assentamento Antônio Soares, pertencente ao município de Peixoto de Azevedo-MT.
 
A PROGEO Engenharia que atua há muitos anos na região fez a doação do georeferenciamento do memorial descritivo do perímetro do assentamento rural Peixotense para que os imóveis fossem inseridos no Sistema Nacional de Cadastro Rural - SNCR. Esta parceria foi fundamental para dar celeridade aos trabalhos visando a Titulação, pois contém as informações, orientações e ferramentas relacionadas à concretização dos objetivos do cadastro do imóvel rural.
 
Uma verdadeira força tarefa estará sendo feita para que os servidores do órgão federal esteja no assentamento para coleta de dados, vistorias técnicas e demais procedimentos que possam agilizar a regularização fundiária dessas áreas, pois a maioria das famílias já ocupam e exploram as parcelas rurais há pelo menos 17 anos, reunindo as condições necessárias para acessarem seus Títulos Definitivos de Propriedade.
 
A titulação do assentamento rural Antônio Soares será primordial para a implementação das ações e políticas públicas de regularização fundiária, na preservação dos recursos naturais, na inserção dos beneficiários da reforma agrária ao crédito rural e na participação das cadeias produtivas.
 
“Fico extremamente feliz em poder estar hoje no Escritório Regional do INCRA protocolando este requerimento, que é o sinal verde para obtermos os Títulos Definitivos. Somente no PA Antônio Soares serão 103 parcelas regularizadas. Com este documento em mãos as famílias de produtores rurais poderão buscar as linhas de crédito junto as instituições financeiras para habitação, aquisição de maquinários, implementos, insumos, ferramentas e demais materiais que possam melhorar a sua produtividade e qualidade de vida no campo”, disse a Presidente da Associação de Agricultores Familiares do PA Antônio Soares, Artemisa Taveira.
 
Benefícios da Regularização Fundiária:
 
- Apenas a propriedade regularizada pode ser dada como garantia em financiamentos;
- Acesso facilitado para aquisição de maquinários, implementos agrícolas e seguro rural;
- Informações precisas e com fé pública sobre o imóvel;
- Valorização do patrimônio com recebimento do título definitivo da terra;

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2022/07/15/agrifas-protocola-pedido-de-vistoria-tcnica-do-incra/5518.html