Olhar Noticias

Nova Santa Helena

PSF João Alberto Zaneti no Outubro Rosa

Unidade Básica de Saúde registra resultado positivo no Dia da Saúde da Mulher - Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Nova Santa Helena desenvolveu o Dia de Saúde da Mulher - Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde João Alberto Zaneti, localizada na região central da cidade.

A mobilização de saúde preventiva contra o câncer de mama e de colo uterino foi organizada pela própria equipe multiprofissional da UBS, que providenciou a decoração interna e externa do ambiente com painéis, tapetes, letreiros, arcos floridos, balões e confecção de lembranças na cor predominante da campanha - o Rosa.

Além do aspecto visual atrativo as mulheres foram recepcionadas com um maravilhoso café da manhã com frutas, sucos, bolos, bolachas e outras deliciosas guloseimas.

Já no âmbito de atendimento, o principal objetivo da ação 'Outubro Rosa UBS João Alberto Zaneti' foram desenvolvidas palestras orientativas pela Médica Ginecologista sobre a prevenção, os sintomas, tratamento, causas, detecção precoce e a rede de atendimento público.

Também houve a abordagem relativa a alimentação balanceada e os benefícios nutricionais especiais para as mulheres, principalmente durante algumas fases da vida. A Nutricionista destacou a importância do cardápio saudável e da prática de exercícios físicos com regularidade como sendo parte da saúde da mulher no combate as diversas doenças. A atividade diária auxilia no controle do peso, da força muscular e gestão do estresse.

Das 08:00 as 16:00 horas de sábado, dia 26 de outubro, as mulheres compareceram maciçamente para a coleta do preventivo do câncer de colo uterino, consultas médicas e o auto-exame da mama.

Elas foram presenteadas com brindes doados pelo comércio local, vereadores e demais parceiros.

Médicos, Enfermeiros, Técnicos, Agentes Comunitário de Saúde e de Endemias, Nutricionista, entre outros profissionais estiveram engajados nesta que foi uma das maiores ações proativas a saúde da mulher Nova Santa Helenense.

"Ficamos felizes com o resultado, pois percebemos que a mulher está cada vez mais preocupada em zelar pela sua saúde e isso reflete na autoestima e no seu próprio empoderamento. É necessário buscar a realização das consultas e exames de rotina para que elas vivam melhor e cada vez menos acometidas pela enfermidade. Nosso posto de saúde garante que esse trabalho será contínuo", destacou o Enfermeiro Emerson Cubilha.

A Prefeita Terezinha Carrara participou ativamente do evento e se mostrou feliz pela grande responsabilidade e conscientização das mulheres em relação as consultas e exames preventivos, e por estarem focadas no seu bem estar, qualidade de vida e busca da longevidade.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/nova-santa-helena/2019/10/28/psf-joo-alberto-zaneti-no-outubro-rosa/4993.html