Olhar Noticias

Matupá

Mais de 1.000 comparecem no Mutirão Rural das Glebas União e Padovani

Foram mais de 600 atendimentos gratuitos nas mais diferentes áreas.

O ônibus e a unidade móvel médica e odontológica do SENAR-MT percorreram mais de 120 Km até a Escola Municipal Santo Antônio da Linha III da Gleba União-Padovani para 0 2º Mutirão Rural 'Comunidade Cidadã' em Matupá-MT.

Cerca de 30 profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso e Sindicato Rural, e outros 50 das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e de Esportes estiveram envolvidos, além dos voluntários.

Foram mais de 600 atendimentos e a participação de aproximadamente 1.000 pessoas.

Na área de documentação foram feitos: Registro Geral, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito.

A saúde ofertou: Consultas Médicas, Procedimentos Odontológicos, Aferição da Pressão Arterial, Exame de Glicemia, Calculo do Índice de Massa Corporal, Atualização da Carteira de Vacinação, Teste Rápido de Hepatites Virais, Emissão do Cartão SUS e Palestras sobre Saúde do Homem e da Mulher com foco no Diagnóstico do Câncer de Próstata, Mama e Colo Uterino.

A Secretaria de Assistência Social levou ações do Programa Bolsa Família, CadÚnico, Atendimentos de Assistência Social e Psicologia, Corte de Cabelo, Carteirinha do Idoso, Palestra Orientativa sobre a Delegacia Virtual, Parque de Diversão Infantil, Sorteio de Presentes do Mês das Mães e o Bazar do Guarda-Roupas Solidário com a doação de roupas e calçados novos doados pelas Lojas Matupaenses.

O SENAR-MT fez a doação de Kits Alusivos a Saúde do Homem e da Mulher, realizou a Sala Lúdica Cultural e Orientativa do Detran-MT, 100 Exames de Optometria para Doação de Óculos de Grau, Plastificação de Documentos,Fotos 3X4, Serviços de Identificação, Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos, entre outros.

"É o segundo ano consecutivo que realizamos o Mutirão Rural. Essa é a determinação do Prefeito Valtinho Miotto, descentralizar os serviços públicos para que todos tenham acesso, inclusive nas localidades mais longínquas como é o caso dos assentamentos União e Padovani. Registro os agradecimentos ao SENAR-MT, Sindicato Rural e a todos os servidores e profissionais envolvidos, mas principalmente aos moradores dessas glebas que compareceram maciçamente, superando nossas expectativas. Hoje efetivamente promovemos cidadania e saímos daqui ainda mais cidadãos", comentou a Secretária de Assistência Social, Rosilene Zanco.

O Secretário Executivo do Sindicato Rural Alex Silvério, enfatizou que este foi um dos maiores mutirões da história de Matupá. Ele lembrou que toda infraestrutura e logística do SENAR-MT esteve presente, inclusive com um número elevado de recursos humanos para atender a demanda.

"Tivemos aqui o ônibus e o caminhão do SENAR e também profissionais das mais diferentes áreas de atividades atendendo centenas de pessoas gratuitamente na saúde, assistência social, esporte, cultura, profissionalização, emissão de documentos, enfim. Algo extraordinário e que nos enche de orgulho, pois estamos trazendo para a área rural mais serviços públicos, e isso desonera as pessoas de pagarem condução, estadia e alimentação para ir até cidade. Neste contexto a parceria com a administração Matupaense é imprescindível para a obtenção de sucesso nesta mobilização de cidadania", declarou Alex Silvério, que também anunciou a realização do Cine SENAR em Julho na mesma localidade.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/matup/2019/05/25/mais-de-1000-comparecem-no-mutiro-rural-das-glebas-unio-e-padovani/4836.html