Olhar Noticias

Matupá

Realidade: Equoterapia é oferecido em Matupá

A atividade de reabilitação por meio da equoterapia foi contratada pela Prefeitura Municipal para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Já está em atividade no Parque de Exposições de Matupá o Centro Popular de Equoterapia.
 
A aula inaugural foi prestigiada pelo Prefeito Bruno Mena e os Vereadores Douglas Picotte, Elisandro Soares, Samuel Carteiro e Silvano Ramos.
 
Uma empresa especializada na atividade de reabilitação por meio da equoterapia foi contratada pela Prefeitura Municipal para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
 Os atendimentos acontecerão uma vez por semana beneficiando entorno de 15 crianças, que também são acompanhadas por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e demais membros da equipe técnica multiprofissional.
 
Pesquisas Internacionais apontam que devido ao movimento tridimensional transmitido através do passo do cavalo, do conjunto de exercícios desenvolvidos, das características do animal e do próprio ambiente em que é realizado a equoterapia, os praticantes são estimulados corporalmente, melhorando a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração e a memória, promovendo o relaxamento, ganho de independência, otimização da linguagem e da interação e socialização.
 
Com a implantação do Centro Popular de Equoterapia Matupaense as pessoas com deficiência ou com necessidades especiais serão atendidas gratuitamente e a família acompanhará a evolução perceptiva e cognitiva, bem como, a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa, além de auxiliar no trabalho de inclusão social devido ao contato com a equipe, com outros praticantes e com o cavalo, na superação de fobias, ganho de autonomia e na elevação da autoestima.
 
“Esse era um compromisso meu e do Vice-Prefeito Celso Sorgatto com as famílias Matupaenses que possuem em seus lares pessoas especiais. Desta forma também acolhemos uma solicitação do Poder Legislativo que apoia irrestritamente este projeto e procedimento de reabilitação. Portanto, os interessados podem procurar a Secretaria de Saúde para maiores informações, avaliações e o devido tratamento terapêutico, que se mostra muito eficaz”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/matup/2022/07/11/realidade-equoterapia--oferecido-em-matup/5513.html