Olhar Noticias

Matupá

Projeto Educação Motivada, Aprendizagem de Qualidade em Matupá

Projeto prevê premiação em dinheiro para professores, coordenadores, articuladores e escolas da rede municipal de ensino

O ano começa com mais uma ótima notícia para o setor educacional Matupaense.

Começa a vigorar a Lei Municipal Nº 1120, de 09 de outubro de 2019 que dispõe sobre a criação do Projeto: Educação Motivada, Aprendizagem de Qualidade.

A proposta vem para premiar em dinheiro os professores e as escolas da rede municipal de ensino a título de incentivo e reconhecimento pelo desempenho, alcance do rendimento escolar e maior evolução nos indicadores do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Os prêmios vão variar de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 para Escola Destaque Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), Professores Turmas Anos Iniciais, Professores das Disciplinas de Português e Matemática Turmas Anos Finais, Professores das Turmas do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano, além de Coordenador e Articulador que tiverem maior progresso no processo ensino-aprendizagem das Turmas do 2º Ano. Também serão premiados os professores de 1º ao 5º Ano de Turmas Multisseriadas que apresentarem melhor desempenho no Ano Letivo de 2020.

As avalições serão feitas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto, seguindo critérios como a superação do índice oficial correspondente ao biênio anterior e padrões de Provas do SAEB.

O Projeto ‘Educação Motivada, Aprendizagem de Qualidade’ de autoria do Poder Executivo e sancionado pelo Prefeito Valtinho Miotto, tem por objetivo incentivar, motivar e estimular professores, coordenadores, articuladores e as escolas municipais para o aprimoramento de suas atividades, ações, projetos e iniciativas pedagógicas, visando o cumprimento de metas e a evolução positiva do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

“Queremos que o professor se dedique ainda mais pela causa da educação, fazendo assim a diferença na vida de seus alunos, e contribuindo diretamente no desenvolvimento e formação de cidadãos preparados para a vida em sociedade”, comentou a Secretária de Educação, Cleusa Mosquer Dutel.

O Prefeito Valtinho Miotto destacou que com planejamento e responsabilidade continuará buscando sempre a motivação dos professores para que entrem em sala de aula e ensinem as crianças e jovens cada vez mais comprometidos com a missão de educar.

A Secretaria de Educação informou que estão programados e fazem parte do cronograma 2020, a realização de capacitações e atualizações, melhorias na infraestrutura das escolas, ampliação da frota de transporte de estudantes, aprimoramento do processo de aquisição, preparo e cardápio da merenda escolar, reaparelhamento das unidades de ensino, continuidade da uniformização dos alunos, distribuição de kits de materiais escolares, parceria das redes no processo de escolha dos livros didáticos, entre outras.

A nossa reportagem checou que em 2019 a Prefeitura Municipal de Matupá promoveu o reajuste salarial de 6% aos professores, dando um ganho real de 2,06%. A iniciativa do Projeto ‘Educação Motivada, Aprendizagem de Qualidade’ vem para ser mais um agregante no contexto financeiro desses trabalhadores, pois funcionário motivado é funcionário produtivo.

A expectativa é de que a entrega da premiação aconteça preferencialmente no dia 15 de outubro (Dia do Professor) em evento solene da Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/matup/2020/01/07/projeto-educao-motivada-aprendizagem-de-qualidade-em-matup/5062.html