FAB intercepta e dá tiro em aeronave suspeita de tráfico de ilícitos na fronteira de MS

Equipe confirmou que avião não tinha plano de voo, estava com matrícula falsa e fez pouso forçado em um lago do Pantanal mato-grossense.
FAB intercepta e dá tiro em aeronave suspeita de tráfico de ilícitos na fronteira de MS

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quarta-feira (25), aeronave suspeita de tráfico de ilícitos no norte de Corumbá, a 150 km do município. Três aeronaves A-29 e um avião-radar E-99 participaram das buscas, inclusive dando um tiro de aviso e até a última medida: tiro de detenção. Em nota, a FAB informou que é a 2ª vez que tomou esta medida.

A equipe confirmou que o avião não tinha plano de voo, estava com matrícula falsa e fez pouso forçado em um lago localizado na área do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. Desde a manhã, a Polícia Federal (PF) foi para este local tomar providências.

Militares especializados em busca e salvamento também participaram, realizando o envio de um helicóptero, com a intenção de coibir ilícitos transfronteiriços, por meio da Operação Ostium. Na ocasião, eles interrogaram o piloto do bimotor, sem sucesso.

Houve mais um pedido de mudança de rota e pouso obrigatório em Cuiabá, por parte do piloto da FAB. Este não acatou e houve então o comando do tiro. Todas as medidas previstas, ainda conforme a FAB, são com base no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Todas as ações da FAB na fronteira também seguem o que é previsto no decreto 8.903, de 16 de novembro de 2016, que instituiu o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e prevê a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança pública, dos órgãos de inteligência, da Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda e do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas contra ilícitos transfronteiriços.

 

Fonte G1 GLOBO

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.