Dia de Campo sobre Piscicultura e Fruticultura da Fazenda Longo

Parceria leva instruções sobre as cadeias produtivas para famílias de agricultores do Vale do Nhandú e Região.
Dia de Campo sobre Piscicultura e Fruticultura da Fazenda Longo

Uma caravana composta por mais de 50 produtores rurais do Assentamento Araúna de Novo Mundo estiveram em Peixoto de Azevedo a convite da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) para conhecer a Fazenda Longo – uma referencia em piscicultura e fruticultura no norte de Mato Grosso.

Na oportunidade estiveram presentes representantes do Consórcio Portal da Amazônia, SEMA e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Inicialmente o grupo da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Nhandú e Região conheceram o Plantio de Pequi Irrigado existente na propriedade com mais de 2.500 pés e produção anual de 5.000 toneladas que garante uma renda extraordinária e compensativa --- Toda sistemática técnica de plantio e manejo da atividade foi apresentada aos visitantes.

Em seguida aconteceu uma palestra sobre a criação de peixe da espécie Pirarucu, considerada uma cadeia produtiva altamente lucrativa. O Piscicultor Vilamir José Longo relatou os processos de implantação do projeto, desde a engenharia de abertura e abastecimento dos tanques, nutrição e manejo, sanidade de peixes e a industrialização. Atualmente são mais de 10.000 Pirarucus e cerca de 130.000 Kg que já está sendo colocado no mercado Mato-grossense.

Uma das maiores preocupações para a fomentação da Cadeia Produtiva de Pirarucus está ligada a criação de leis que facilitem a comercialização do peixe em todos os níveis de mercado, ou seja, local, estadual, nacional e até exterior. Já existem linhas de crédito disponíveis para o custeio da atividade, além de incentivos governamentais.

Estiveram presentes o Deputado Pedro Satélite, Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, Secretário Executivo do Portal da Amazônia, Humberto Paiva, Diretor do Escritório Regional da SEMA, Vereador Peixotense Alex Manhaguanha e o Presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Nhadú e Região, Gilberto Gomes.

Fonte Noticia Vip

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.