SECITEC-MT começa a fazer estudo de demanda para cursos técnicos em Matupá

Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia discute demandas de cursos da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Matupaense.
SECITEC-MT começa a fazer estudo de demanda para cursos técnicos em Matupá

A Coordenadora de Avaliação Institucional da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, Márcia Helena de Moraes Souza, esteve em Matupá reunida com o Prefeito Valtinho Miotto e os Secretários Municipais para estabelecer parceria no estudo de demandas regionais para oferta de cursos na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica que está sendo construída na cidade e que atenderá os 11 municípios do Portal da Amazônia.

Durante a sua apresentação técnica, Márcia Helena destacou os itinerários formativos dos 646 cursos modulares desenvolvidos através da Formação Inicial Continuada (FIC), cuja carga horária é de 160 horas (02 meses) e também dos 227 cursos técnicos com carga horária de 800 a 1200 horas mais Estágio Supervisionado (1 a 2 anos). Todos eles disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e que poderão ser futuramente implantados na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Regional de Matupá.

A expectativa do Governo do Estado é de que o prédio da Escola Técnica Estadual esteja pronto e equipado até meados de outubro de 2017 conforme planejamento da SECITEC/MT com probabilidade de abertura de matrículas e formação das primeiras turmas dentro de uma demanda contextualizada pelos potenciais das atividades econômicas, cadeias produtivas e o mercado de trabalho“A nossa intenção e meta é oferecer Educação Profissional Técnica de Nível Médio levando o cidadão Matupaense e dos municípios do norte de Mato Grosso a capacitação profissional visando à empregabilidade na indústria, comércio, agronegócio e na prestação de serviços nos setores público e privado, garantindo a sua efetiva inclusão social”, comentou o Prefeito Valtinho Miotto.

Novas reuniões estão sendo agendadas da SECITEC/MT e Prefeitura Municipal junto as Associações Comerciais, Empresas Frigoríficas, Cooperativas, Indústrias, Sindicatos, Escolas Públicas, entre outros segmentos organizados que participarão das discussões sobre a demanda de cursos da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica – ETE.

A Vereadora Wania Oliveira representou o Poder Legislativo Matupaense na reunião e enfatizou que o papel da educação é de grande importância para a sociedade, não só pela formação dos indivíduos, mas também pela inclusão daqueles que estão fora do processo produtivo e do mercado de trabalho. “A educação técnica deve ser um dos principais meios para a realização do que chamamos de inclusão social, que é a inserção dos cidadãos no contexto social, dando-lhes a ferramenta chamada capacitação profissional para o planejamento de seu futuro”, disse a legisladora.

Fonte Notícia VIP

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.