UFMT testa vacina contra a dengue

O teste envolve 19 cidades brasileiras e cerca de 20 mil voluntários.
UFMT testa vacina contra a dengue

O Centro de Pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está em busca de voluntários para a nova vacina da dengue. Esta que é a última etapa visa selecionar 400 crianças e adolescentes para o estudo. A autorização deve ser dada pelo pai e pela mãe. A prefeitura confirmou à equipe médica do Hospital Júlio Müller, responsável pelo teste da vacina contra dengue, que até a próxima semana será dado início ao termo de cooperação para começar o projeto piloto de vacinação. Ao todo, em Cuiabá, 1.200 - entre todos os públicos – participam do teste. 

Os testes foram anunciados para outubro com a vinda do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), naquela ocasião em Cuiabá. A vacina é desenvolvida pelo Instituto Butantan, órgão ligado ao Governo de São Paulo. O teste envolve 19 cidades brasileiras e cerca de 20 mil voluntários. 

Em Cuiabá os testes são coordenados pelo centro de pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso. A equipe chefiada pelo médico Cor Fernandes Fontes. A oferta da vacina faz parte de um convênio feito pela Universidade Federal de Mato Grosso com o Instituto Butantã de São Paulo, com o intuito de realizar a última etapa do teste de eficácia. 

O professor Cor Jesus explica que a vacina é aplicada em dose única, segura e protege contra quatro vírus da dengue. Segundo o Butantan, para o teste são convidadas para participar pessoas saudáveis, que já tiveram ou não dengue em algum momento da vida e que se enquadram em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. 

O produto ainda está em testes. Os participantes do estudo são acompanhados pela equipe médica por um período de cinco anos, para verificar a eficácia da proteção oferecida pela vacina. 

A vacina do Butantan é feita com os próprios vírus da dengue, que foram modificados para que a pessoa desenvolva anticorpos contra os quatro sorotipos da dengue, sem desenvolver os sintomas relacionados a eles. O desenvolvimento da vacina começou em 2008. 

No Brasil, já está em comercialização uma vacina contra a dengue desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur: a Dengvaxia. A vacina é destinada a pessoas entre 09 e 45 anos e pode reduzir em até 66% o número de casos. 

Para mais informações sobre os testes da vacina, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (65) 3056-1008 ou (65) 99930-7895.

Fonte Diário de Cuiabá

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.