JBS e o gado do ministro Padilha

JBS descumpre acordo e compra gado do ministro Eliseu Padilha, em área de preservação ambiental.
JBS e o gado do ministro Padilha

A empresa JBS S/A, em Mato Grosso, vem descumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado com o Ministério Público Federal, em 2013, para que não comprasse gado bovino de fazendas que estariam localizadas em regiões de preservação ambiental.

Dados levantados e encaminhados ao MPF mostram que a unidade da JBS, em Pontes e Lacerda, recebeu em 2016, 240 cabeças de gado para o abate da Fazenda Cachoeira, propriedade do ministro da Casa Civil Eliseu Padilha (PMDB) e que está embargada desde novembro do ano passado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) por crime de danos ambientais no Parque Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, distante 533 quilômetros de Cuiabá.

Ainda na decisão do desembargador Luiz Carlos da Costa, foram bloqueados bens do ministro Eliseu Padilha (PMDB), de sua esposa Maria Eliane Padilha e seus sócios, o valor de R$ 38,2 milhões. A decisão faz parte da série das ações da Justiça de Mato Grosso que determinou em dezembro no ano passado o bloqueio de R$ 949 milhões dos representantes de 51 propriedades rurais, localizadas no interior do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco.

Em 2014, a unidade da JBS, de São José dos Quatro Marcos, abateu 209 cabeças de gado da fazenda do ministro.

A multa para esse tipo de operação realizada pela JBS, segundo a cláusula quatro do TAC, será o valor de “50 vezes o valor da arroba boi gordo por animal adquirido”, diz o TAC.

Todas as informações constam no Guia de Transporte Animal (GTA’s) fornecidas pelo INDEA/MT - Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato.

Por conta da decisão do TJ que embargou a fazenda do ministro Padilha, ele foi obrigado a transportar só neste ano, 1301 cabeças de gado para a fazenda Paredão, que pertence ao seu sócio Marcos Antônio Assi Tozzatti e da qual o ministro também é sócio.

SUSPEITAS - Nos documentos encaminhados ao MPF, também constam transportes de gados entre fazendas. As suspeitas são de que essa prática seja feita para burlar a fiscalização. Entre 2014 a 2016, a Fazenda Cachoeira do ministro Eliseu Padilha transportou 4.439 cabeças de gado para a Fazenda Barra Mansa, localizada no município de Nova Lacerda. E, entre 2015 e 2017, a Fazenda Barra Mansa transportou 3.172 cabeças de gado para a Fazenda Cachoeira, que fica dentro do Parque Ricardo Franco. O ministro da fazenda também encaminhou gado para a fazenda Palmital (553), e recebeu gado das fazendas Paredão, Agropecuária Jasmim e Palmital.

As Fazendas Cachoeira, Paredão, Palmital e Agropecuária Jasmin se encontram dentro ou parcialmente dentro do Parque Ricardo Franco e pertencem ao ministro Eliseu Padilha e seus sócios, Marcos Antônio Assi Tozzatti, Maria Eliane Aymone Padilha e Rubi Assessoria e Participações.

A nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da JBS, mas até o fechamento desta edição não obtivemos resposta. Assim com a assessoria do ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha.

Fonte Diário de Cuiabá

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.